Só Educação
Escola: __________________________________
Aluno: ________________________ Nº ____ ano: __
Professor: _______________ Disciplina: Português
1- Leia o texto.
A Vida do Viajante
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.
Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a alegria no coração
Mar e terra
Inverno e verão
Mostre o sorriso
Mostre a alegria
Mas eu mesmo não
E a saudade no coração
2- Quantas estrofes possui esta poesia?
_____________________________________________________________________________ ___
3- Quantos versos possuem cada estrofe?
________________________________________________________________________________
4- Escreva os pares de rimas.
1ª Estrofe |
2ª Estrofe |
3ª estrofe |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5- O poema retrata a saudade do poeta. Copie da primeira estrofe os versos em que isto pode ser comprovado.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
6- Essa vida que o poeta leva é costume ou ele está viajando a passeio?
________________________________________________________________________________
7- Assinale o verso que melhor comprove sua resposta.
Minha vida é andar / por este país.
Sigo o roteiro / mais uma estação.
Chuva e sol/ poeira e carvão
Guardando as recordações / das terras onde passei.
8- Que elementos da natureza são citados na 2ª estrofe?
________________________________________________________________________________
9- Que verso da canção você achou mais interessante? Por que?
_______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
10-Em qual estrofe foi evidenciado o nome da duas das estações do ano? Reescreva os nomes das mesmas.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Gramática
Leia a tira e responda as questões propostas
1-
Reescreva da tira as palavras que contem dígrafos.
________________________________________________________________________________
2-
3- Leia o texto a seguir, circule as palavras proparoxítonas e responda as questões:
MOLEQUE PROPAROXÍTONO
Lá vai ele, muito rápido,
Quase sempre um relâmpago.
Lógico!
Muito lúcido,
Sua mente gira
Como uma hélice.
Ele é muito prático
E sua vida é mágica.
Esse menino, quase sempre
Da fila o antepenúltimo,
É, sem dúvida,
O tal
Do
Moleque proparoxítono
(Marciano Vasques)
4- Circule no poema uma palavra que contenha hiato.
Reescreva do poema:
a) Três palavras monossílabas
________________________________________________________________________________
b) Três palavras dissílabas
________________________________________________________________________________
c) Três palavras trissílabas
________________________________________________________________________________
d) Três palavras polissílabas
________________________________________________________________________________
Leia a tira:
5-
Na tira há três proparoxítona que deveriam está acentuadas mas não estão. Quais são elas?
_________________________________________________
Na tira há
6- Relacione as colunas
(1) Ditongo ( ) leite ( ) noite ( ) rainha
(2) Tritongo ( ) viúva ( ) saúde
(3) Hiato ( ) iguais ( ) quaisquer
7- Leia o texto e circule os dígrafos empregados no mesmo
Pássaro morto
De bico aberto
Todo molhadinho
De penas luzidas
Cabecinha arrepiada
Pobre passarinho que morreste afogado.
Já não pias
Já não cantas
Já não vês os teus olhos
No espelho das águas
8- Marque a alternativa que todas as palavras são paroxítonas
( ) casa, pássaro, construção, vida
( ) lápis, cadeira,vida, feira
( ) sábado, construção, casa, santo,.
9- Circule as sílabas tônicas das palavras do retângulo e as escreva no lugar indicado
Caderno – sopa – sofá – favor – lúcido – quente – pântano – mural – bebedor – açúcar – palhaço – fígado |
Oxítona |
Paroxítona |
Proparoxítona |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10- Assinale a alternativa em que as palavras estão agrupadas na seguinte ordem:
- oxítona – paroxítona – proparoxítona
( ) sólido, pato, angu
( ) pato, angu sólido
( ) angu lágrima, pato
( )angu, pato, sólido